Blog

Homenagem a Portinari | 29 Mar 2012

Fui convidado juntamente com outros 30 artistas da Galeria Mali Villas-Bôas para participar das mostra em homenagem a Cândido Portinari que aconteceu no Sabina Escola Parque do Conhecimento em Santo André. O objetivo da mostra é fazer com que as crianças conheçam a história do pintor e de seus trabalhos.

“Cândido Portinari Vida e Obra” fica em cartaz até o dia 26 de agosto no Sabina Parque Escola do Conhecimento, em Santo André, localizado na Rua Juquiá, altura do número 135, no bairro Paraíso. A mostra funciona para escolas agendadas, das 9h às 17h, e aos finais de semana das 12h às 18h, com fechamento da bilheteria às 17hs.

A entrada é grátis para professores e alunos de colégios municipais de Santo André, crianças menores de 5 anos e pessoas com deficiência. Para os demais visitantes, o ingresso custa R$10, com meia entrada para estudantes, professores, servidores públicos da cidade, aposentados e idosos acima de 65 anos.

Meu trabalho em Homenagem a Portinari. O menino de Brodowski ganhou o mundo – 2012 | Acrílica sobre tela | 120×200 cm

O quadro “O menino de Brodowski ganhou o mundo” retrata os cafezais e os Lavradores de café em uma fazenda da pequena cidade de Brodowski, local onde Portinari nasceu, e que serviu de inspiração, fazendo dele um pintor de temas sociais. No lado direito da tela, a representação de Portinari trabalhando na tela Lavrador de Café de 1934 . Ao fundo, a cidade de New York, cenário de sua estreia nos Estados Unidos em 1935 – “É a primeira vez, desde a instituição do Prêmio Carnegie, que são chamados a participar artistas sul-americanos: da Argentina, Brasil e Chile”. Portinari, que envia a tela Café, recebe crítica de Emily Genauer, do New York World- Telegram, que escreve: “O Café, de Portinari, tela vasta de um forte sentimento de pintura mural, não somente é o melhor quadro do grupo dos expositores brasileiros mas, em nossa opinião, um dos mais belos trabalhos entre todas as 365 telas expostas este ano”.

 

 

 

 

 

Pin It